quarta-feira, 13 de maio de 2009

Red Nose, Blue Nose, Black Nose e outros Noses



Pelo simples motivo de haver muitos nomes associados ao Pit Bull, geralmente as pessoas menos informadas sobre a raça se confundem em relação às nomenclaturas, este breve texto tentará esclarecer alguns pontos.

Primeiramente é importante lembrar que o nome Pit Bull vem da nomenclatura oficial América Pit Bull Terrier.

O APBT é a única raça que tem as palavras "Pit Bull" no nome, acontece que, alguns meios de mídia e pessoas não bem informadas, não tem a mínima idéia formada referente à aparência de um American Pit Bull Terrier e assim atribui nomes genéricos a eles e até fazem relação com cães de similar característica.

As raças mais facilmente confundidas com Pit Bulls são:

Staffordshire Bull Terrier
American Bulldog
Dogo Argentino
Bull Terrier
Dogo Canario
E outra mistura de raças








The Nose


Pit Bull são atualmente considerados cães atletas, no passado foram usados para lutas em rinhas e lutas contra grandes animais, foram desenvolvidos e aprimorados para esta função, sendo assim o item mais importante para ser avaliado em uma possível seleção seria seu desempenho para cumprir determinada tarefa e não exatamente qual sua cor ou especificamente a cor do nariz.
É verdade sim que muitos Pit Bulls são criados para exposições, mesmo assim o item cor não se torna o mais importante.

Existem Pit Bulls com as variadas cores, geneticamente possíveis, algumas mais comuns, outras nem tanto, ser um Red Nose ou Blue Nose não torna um Pit Bull mais raro ou especial que outro, o verdadeiro valor de um Pit Bull esta por debaixo do pêlo.

Com a exceção do nariz, não existe nenhuma diferença, entre um Pit Bull Red Nose, Blue Nose ou Black Nose, sendo os mais comuns.

Uma uva sempre será uva, seja ela verde ou vermelha, Pit Bull sempre será Pit Bull independente da cor do nariz.





Toda a fama do Pit Bull Red Nose é pura jogada de marketing de alguns criadores e não influencia no que se refere à raridade do Pit Bull ou algo que o torne especial.

Existem infelizmente alguns criadores que faz da fama do Red e Blue Nose uma forma de valorizar os cães, alguns deles ainda não se importam com o mais importante ao que se refere a qualquer raça de cão, que são a saúde e o temperamento, estes dois itens não podem ser vistos na compra, uma vez que estão também por debaixo do pêlo.
Um número razoável de criadores argumentam que os cães têm valor elevado devido à cor ser rara e especial.

Não podemos de forma alguma generalizar a situação e dizer que todo criador de Red e Blue Nose não se importa com a saúde e temperamento dos animais, pois existem sim criadores sérios e responsáveis e se preocupam de forma respeitável em manter o padrão da raça.

Também não menos importante é de valia dizer que não há nada de errado em gostar ou ter simpatia por Red, Blue ou Black Nose, mas devemos ter em mente que escondida entre a cor deve haver um cão saudável e estável.
Existe uma linhagem especial de cães Red Nose, originada na chamada Old Family Red Nose e ainda criada, especialmente no Brasil.

Então quando alguém lhe disser que tem um tipo diferente de Pit Bull chamado Red Nose, você somente diz: Não seria melhor você dizer que tem um Pit Bull com nariz vermelho
?

Nenhum comentário:

Postar um comentário